Da Assessoria
Secretaria de Estado da Agricultura e Emater realizaram, 7 e 8 de
dezembro, em Curitiba, o primeiro Curso de capacitação para dirigentes
de associações que vão ser atendidas pelo programa Pró-Rural, através do
projeto Negócios Sustentáveis. O engenheiro agrônomo Sérgio Auffinger,
da Emater, conta que o objetivo foi preparar as diretorias e conselhos
fiscais dessas organizações para a correta aplicação dos recursos
liberados e realização de processos de prestação de contas de forma
legal e transparente.
Foram treinados presidentes, secretários, tesoureiros, contadores, conselheiros ficais e técnicos que acompanham esta execução. Neste primeiro curso, foram envolvidas seis associações que tiveram seus projetos aprovados no primeiro Edital do Pró-rural para Seleção de Propostas de Negócios Sustentáveis e que estão em fase de liberação dos recursos.
Entre as associações beneficiadas estão a Associação de Produtores Ortigueirenses de Mel –Apomel, de Ortigueira, que recebeu apoio para a aquisição de máquinas e equipamentos de beneficiamento de mel e produtos apícolas; o Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoork –IAF, do Turvo, que vai implantar uma unidade de beneficiamento e secagem de erva-mate orgânica; a Associação dos Produtores de Leite de Barbosa Ferraz –Aproleite, apoiada na compra de máquinas e equipamentos para o processamento de leite; a Associação dos Produtores de Corumbataí do Sul –Aprocor, que recebeu recursos para aquisição de equipamentos para agroindústria de processamento de uva rústica e envasamento de suco; a Associação Sertaneja dos Agricultores Familiares de Cerro Azul, com apoio para compra de 1 caminhão-baú a ser utilizado na comercialização de hortaliças; e a Associação de Agropecuaristas de Jacarezinho, Agrojac, com apoio para aquisição de equipamentos de unidade de beneficiamento de leite.
Para o inicio de 2017, estão previstos outros cursos visando atendimento a outras associações que já têm propostas aprovadas no 1º Edital e que também serão apoiadas financeiramente pelo Pró-Rural. Também no início do próximo ano deve ter o lançamento de um novo edital, agora para associações e cooperativas de agricultores familiares.
O curso foi ministrados pelos engenheiros agrônomos Jefferson Vinicius Meister, da Secretaria de Estado da Agricultura e coordenador geral do programa Pró-Rural, e Sérgio Auffinger, coordenador estadual do Programa dentro da Emater.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação.