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IV Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”


A Confederação Brasileira de Xadrez Escolar através do seu Presidente Marcus Vinicius Lobo, convida a todos para participar  do IV Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar” que ocorrerá em Matinhos do dia 11 a 15 de novembro de 2016.


O xadrez escolar funciona como um elemento de estímulo para a melhoria do rendimento, aumento da concentração, atenção e diminuição de conflitos físicos entre os indivíduos, além disso, precisamos capacitar professores nesta atividade para que possamos contribuir significativamente na avaliação da aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.

Características do Xadrez e suas Implicações Educativas. Fonte: SILVA, W. Processos cognitivos no jogo de xadrez. Curitiba: UFPR, 2004. Dissertação do Mestrado em Educação. Universidade Federal do Paraná, 2004. p.4.

Características do xadrez:

Implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter
Fica-se concentrado e imóvel na cadeira.
O desenvolvimento do autocontrole psicofísico.
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo.
Avaliação da estrutura do problema e a distribuição do tempo disponível.
Movimentar peças após exaustiva análise de lances.
Desenvolvimento da capacidade de pensar com abrangência e profundidade.
Após encontrar um lance, procurar outro melhor.
Tenacidade e empenho no progresso contínuo.
Partindo de uma posição a princípio igual, direcionar para uma conclusão brilhante (combinação).
Criatividade e imaginação.
O resultado indica quem tinha o melhor plano.
Respeito à opinião do interlocutor.
Dentre as várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.
Estímulo à tomada de decisões com autonomia.
Um movimento deve ser consequência lógica do anterior e deve apresentar o seguinte.
Exercício do pensamento lógico, auto consistência e fluidez de raciocínio.

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