PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Covid-19 avança e região pode ter a pior semana da epidemia; Saúde está em alerta

 Conforme dados atualizados pelos municípios, a Comcam chegou a 237 casos confirmados de coronavírus. Uma das principais preocupações é com a ocupação de leitos na Santa Casa

Os casos confirmados de coronavírus (Covid-19) tiveram aumento significativo com o vírus avançando por quase toda a Comcam. A região poderá enfrentar a pior semana da pandemia, desde o seu início, prevê especialistas e setores de Saúde. A situação é confirmada pela 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, que está em alerta e pede à população que cumpra o isolamento social.

Conforme dados atualizados pelos municípios, a Comcam chegou a 237 casos confirmados de coronavírus. Uma das principais preocupações é com a ocupação de leitos na Santa Casa, hospital referência para tratamento da doença infeciosa, que já atinge 60%. No Estado o índice de ocupação dos leitos está em cerca de 45% e só tende a aumentar.

“O risco está aumentando cada vez mais. Temos visto várias cidades adotarem nova conduta, o próprio Estado já anunciou que deverá adotar lockdown (fechamento completo de atividades não essenciais) se os casos continuarem crescendo”, falou o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira.

Ele observou que da semana passada para esta o número de casos da doença aumentou mais de 27% na região. “Esta semana poderemos ter um quadro mais preocupante ainda”, disse, ao comentar que a população deve colaborar tendo a sua responsabilidade individual com cada um assumindo o seu compromisso de respeitar as normas de prevenção.

Em relação ao vírus, chama a atenção o drástico aumento de casos nos municípios de Campo Mourão e Roncador. Para se ter ideia, somente nesta terça-feira, Campo Mourão registrou 11 novos casos de coronavírus, chegando a 92 confirmações. Os casos suspeitos também aumentaram de 27 para 39.

Já Roncador, que tinha apenas um caso registrado, confirmou mais cinco, elevando para 6. Cinco das confirmações foram feitas em laboratório particular e uma por teste rápido. O cenário preocupante levou a secretária de Saúde do município, Simone Gonçalves, a explicar a situação. “O teste oficial que mencionamos no Boletim refere-se a teste rápido enviado pelo Ministério da Saúde. Os testes confirmados por exames particular (5) são considerados pela secretaria de Saúde, porém precisa haver esta divisão nos nosso boletim porque o Estado adotou dois testes como oficiais: o rápido e o SWAB”, explicou.

De acordo com a secretária, o exame sorológico, apesar de ser liberado pela Anvisa e ser fiel no seu resultado, ainda não foi adotado como oficial.

“Em resumo, a secretaria de Saúde considera os exames particulares como positivos e está adotando todas as medidas de isolamento e monitoramento para todos os pacientes e seus contatos mais próximos”, acrescentou. Além dos casos confirmados, Roncador tem ainda 45 moradores monitorados e 26 casos descartados.

Outra preocupação da 11ª Regional de Saúde, é que a doença está se espalhando a mais municípios da região. O vírus, que antes estava concentrado em Campo Mourão e Araruna, hoje já está presente em 20 dos 25 municípios da Comcam. Nesta terça-feira, chegou a cidade de Barbosa Ferraz. A confirmação foi feita através de teste rápido. A prefeitura aguarda o resultado pelo método SWAB/PCR.

O chefe da Regional de Saúde, Eurivelton Siqueira, acrescentou que existem vários fatores para o aumento dos casos de Covid-19. “Um como nós já citamos é o relaxamento por parte da população na questão dos cuidados individuais e outro, estão aumentando os testes. Com isso estamos conseguindo identificar um número maior de contaminados”, frisou.

Temos que pedir a população que aumente o isolamento social, faça o uso obrigatório da máscara de proteção e higiene pessoal das mãos com água e sabão ou álcool 70%. Não existe segredo. Estamos falando isso desde o início da pandemia, que a melhor maneira de controle da contaminação são os cuidados pessoais. Isso é de extrema importância e de extrema necessidade”, emendou.

Até o momento, a região contabiliza 12 mortes pelo vírus nas cidades de Araruna (2); Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (4); Iretama (1); Luiziana (1); Mamborê (1); e Terra Boa (2).

Cidades com casos da doença na Comcam

Altamira do Paraná – 1

Araruna - 23

Barbosa Ferraz - 1

Campina da Lagoa - 4

Campo Mourão - 92

Corumbataí do Sul - 4

Engenheiro Beltrão - 1

Goioerê - 22

Iretama - 6

Janiópolis - 6

Juranda - 3

Luiziana - 4

Mamborê -5

Moreira Sales - 21

Peabiru - 14

Quarto Centenário - 10

Rancho Alegre do Oeste - 1

Roncador - 1 (teste rápido) e 5 (particular)

Terra Boa - 23

Ubiratã - 2

 

Fonte: Walter Pereira/Tribuna do Interior

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE