![]() |
Umuarama |
Após abalo sísmico na Bolívia, prédios em cidades do Paraná são evacuados. Até mesmo em município do Vale do Ivaí, o tremor foi percebido
Algumas pessoas do Vale do Ivaí, relataram que perceberam, de forma muito leve, algum tipo de tremor na manhã deste dia 02 de abril, de 2018. Logo chegou a notícia de um tremor de terra.
Segundo o Portal G1, de acordo com o Corpo de Bombeiros, prédios foram evcuados em Umuarama, na região noroeste, Maringá, no norte, e em Cascavel, na região oeste. Com menos intensidade, os abalos também foram sentidos em Cianorte, no noroeste, e em Londrina, no norte. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor foi reflexo de um terremoto de magnitude 6,8 ocorrido na Bolívia.
Outras cidades brasileiras também sentiram o abalo, foi o caso de São Paulo e Brasília. Em Umuarama, o tremor foi sentido com mais intensidade por pessoas que estavam nos últimos andares de um prédio localizado no centro da cidade. O prédio foi evacuado logo depois. Em Maringá, o Fórum foi evacuado após os servidores sentiram o prédio tremer. Em Cascavel, moradores de dois prédios deixaram os locais. O Corpo de Bombeiros informou que o prédio da corporação também sentiu o abalo, no entanto não precisou ser evacuado.
A Defesa Civil em Cascavel foi acionada para avaliar as estruturas dos prédios. Um engenheiro vai verifica as possíveis patologias nas edificações. Em Londrina e Cianorte, os bombeiros informaram que receberam ligações de moradores relatando que sentiram os prédios tremer, no entanto não há registro de locais evacuados. O professor do departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (UEL), João Paulo Pinese, disse que os abalos registrados no Paraná não compremetem estruturas de edifícios.
"Na cidade boliviana onde aconteceu o abalo deve ter ocorrido muitos estragos. Aqui, a intensidade do tremor não causa perigo, no máximo balança lustres, copos ou espelhos, por exemplo", explicou. (Fonte - G1 Paraná)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação.