PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

COLUNA DO NELSON FERREIRA: Primeira Igreja Católica construída em Barbosa Ferraz-Pr

Primeira Capela Construída





A primeira igreja católica construída em Barbosa Ferraz, deu-se da seguinte maneira: - Quando  ainda na condição de Vila Barbosa Ferraz, que pertencia ao município de Campo Mourão e a Diocese de Foz do Iguaçu, uma vez ao mês o Padre João Usmann, vinha de Foz do Iguaçu rezar missas em nossa cidade, as vezes de Campo Mourão até a Vila de Barbosa Ferraz, o mesmo vinha a cavalo passando pela a antiga estrada do Rio da Varzea, outras vezes o mesmo vinha de Jeep passando por Maringá, Jandaia do Sul e pela Balsa do Rio Ivaí ate chegar a nossa Barbosa Ferraz.  


Porém, a Capela  Nossa Senhora das Graças foi criada em 30.11.52, quando se deu o levantamento do cruzeiro.  Na ocasião foram celebradas três missas, sendo uma ás 06:00 da manhã, outra as 07:00 horas da manhã e a terceira as 10:00 da manhã, quando se deu a entrada da imagem da Santa na capela. A seguir aconteceu a primeira comunhão da Capela, sendo a maioria alunos da professora Rosane Pacheco Monteiro e outros adolescentes. 


No dia 26.06.56, o bispo de Fóz do Iguaçu Manoel Kônner, deu por instalada oficialmente a Paróquia Nossa Senhora das Graças. No entanto o bispo deu mesmo por instalada oficialmente no dia 20.12.57 com a entrega da documentação oficial, a qual se localizava a Rua Barão do Rio Branco, s\n no alto da Vila Bento. 

A Igreja foi construída graças ao trabalho voluntário de muitas pessoas da vila, até os carpinteiros eram trabalho voluntários por estar localizada num local de difícil acesso as madeiras não tinha como chegar de caminhão, as quais eram puxadas por cavalos dos carroceiros da época que também fizeram o trabalho voluntários e posso citar diversos nomes destes carroceiros, entre eles estavam: José Antonio, Lazaro Monteiro, Antonio pereira, Osmar Ferreira Costa. 

Na retaguarda de comando da igreja se encontravam muitos pioneiros daquela época e poderei citar diversos nomes, entre eles: - Diogo Garcia Villar, Sebastião Garcia Blessa, Gaspar Antonio da Silva,José Martiniano de Araujo, Primo Colognese, Guido Balbinotti, João Marcolino,Honorato de Godoy, Manoel Ramos, Alcides Ferreira, João Coelho de Oliveira, Alberto Tokarski Filho, Artemio Cassol, Victor Miquelante, Augusto Alvaro Cobra, Sebastião felix da Silva, Francisco Lopes, Alberto Wobetto, Pedro Garcia de Souza, Leoni Flores Polhamann, Valdemar de Lima Amorim, Lourival de Lima Amorim. 

As vezes o padre João Usman não podia vir rezar as missas então ele mandava outros padres substitui-lo, mas não possuo o nome dos mesmos. Lembrando que o primeiro Padre a Fixar residência aqui foi o Padre Bruno Traesel, depois o Padre Basílio, e vindo o Padre Aleixo Senuniask, depois disso muitos outros padres se fixaram residências aqui.

POR: Nelson Carlos ferreira
Pioneiro e filho de pioneiro

Fotos: Colaboração Jeferson Morais
a
a
Chegada da imagem



Cruzeiro sendo levantado










Hortelã, no alto do morro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE