PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Abastecimento é suspenso, e 85% da população de Maringá fica sem água

Estação de captação de água em Maringá foi inundada após cheia do Rio Pirapó (Foto: Divulgação/ Sanepar)

Estação de captação de água foi inundada após cheia do Rio Pirapó. Prefeitura de Maringá disponibiliza 18 poços artesianos à população.

Cerca de 350 mil moradores de Maringá, no norte do Paraná, ou 85% da população do município, estão sem água nesta quarta-feira (13). De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a estação de captação de água foi inundada após o nível do Rio Pirapó subir oito metros.

A chuva que atingiu o Paraná entre sábado (9) e terça-feira (12) prejudicou 10.183 pessoas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 12h desta quarta-feira (13). Desse total, 6,4 mil são moradores de Jataizinho – no norte – cidade com maior número de prejuízos.

No estado, 36 municípios tiveram problemas com enxurradas, deslizamentos e alagamentos. Conforme o levantamento, 856 pessoas estão desalojadas e 126 estão desabrigadas. Quatro ficaram feridas e um homem está desaparecido.


No norte do Paraná, nove cidades estão com problemas de abastecimento de água. Em Rolândia, Arapongas e Tomazina todos os moradores estão sem água e não há previsão de normalização do sistema.

Em Londrina e Apucarana, o sistema está operando com 30% da capacidade. Em Siqueira Campos, Marilândia do Sul, Jandaia do Sul e Novo Itacolomi o abastecimento deve normalizar em breve.

Para amenizar o problema de falta de água em Maringá, a prefeitura disponibiliza 18 pontos de entrega de água à população no município.
A autarquia Águas de Sarandi, responsável pelo abastecimento da cidade vizinha, também oferece água potável. O serviço é gratuito, com exceção de caminhões-pipa com capacidade de 10 mil litros ou mais, que têm que pagar R$ 300.

Veja a lista dos locais em que há entrega de água:
-Horta Jd Aurora
Rua Antônio Marinho, s/n

-Horta do Borba Gato
Rua dos Gerânios,s/n

-Horta Branca Vieira I
Rua Rio São Francisco,88 (Sopão)

-Horta Cidade Alta
Rua Evaldo Braga, s/n

-Horta Cidade Canção
Rua Paschoal Locatelli,s/n

-Horta da Vila Esperança
Rua Maria Thereza Bergamasco

-Horta Guaiapó
Rua José Américo s/n

-Horta Distrito Iguatemi
Rua Urutago, s/n

-Horta Itatiaia
Rua Mário de Andrade, s/n

-Horta Itaipu
Rua Antônio Saldanha

-Horta Ney Braga
Rua João de Barro ao lado Posto de saúde

-Horta Oásis
Rua Japuratuba,742

-Horta Tarumã
Rua Rua Gravena Genta

-Horta Universo
Rua Joaquim Duarte Moleirinho, s/n

-Horta Ebenezer
Rua Bruno Bluthegen, s/n

-Horta Tóquio
Rua Pion. Devige Crepaldi, s/n

-Horta Montreal
Rua Mourvan Neves, s/n

-Vila Olímpica
Acesso pela avenida Herval
- Parque São Pedro (Sarandi)
Avenida Ângelo Perini, próximo à Associação Barba Rala
- Garagem do setor de Obras de Sarandi
Rua Caracas, nos fundos da UPA

Abastecimento em prédios públicos

As Unidades Básicas de Saúde, hospitais, creches e asilos são abastecidos com caminhões-pipas da Sanepar. A Justiça Federal em Maringá suspendeu o atendimento até o abastecimento ser normalizado. O atendimento público será feito pelos telefones (44)8823-7598. A Agência do Trabalhador vai abrir às 13h desta quarta-feira, mas os banheiros estarão fechados.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) informou que suspendeu parte das atividades. A UEM tem poço artesiano, e por isso, apenas os cursos que ficam em blocos que tiveram o abastecimento interrompido não terão aulas. A UEM pede para os alunos entrarem em contato com as coordenações de curso. Do G1 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE